Músicas Inesquecíveis dos Games: Por EduFarnezi

Batendo um papo gamer com o mano Marvox (Marvox Brasil), papo esse que foi até as 4:00 am aliás, ele me contou acerca do movimento de tornar uma ideia um “mini meme”. O Vísio, responsável pelo site Portal 2 Join, realizou uma postagem acerca das 5 músicas de games que mais o marcaram, que o definem enquanto jogador. Simples assim.

A partir daí, em um grupo de Whats App, Marvox e mais alguns outros criadores de conteúdo gamer resolveram abraçar essa causa enquanto Meme e me convidaram a fazer o mesmo. Como eu gostei bastante da ideia e sou um absoluto apaixonado por game music, resolvi fazer minha humilde postagem para participar da brincadeira.

Como já estou em idade relativamente avançada e jogo oficialmente desde que me entendo por gente, a escolha de somente cinco músicas se apresenta ser algo muito complicado e até mesmo injusto para mim. Ainda assim vou me ater a cinco.

Como regras pessoais, não me permitirei inserir mais de uma música por franquia, não me aterei a somente games old school, listarei uma música por “geração de consoles” e prometo não colocar somente músicas de Yuzo Koshiro ou de Yoko Shimomura na lista (acredite, isso seria muito fácil).

Não quero me focar somente em músicas de games antigos, pois não acredito que o período de definição enquanto gamer se dê somente nesse período. Acredito que o jogador se constrói continuamente, a cada nova experiência para com o mundo do entretenimento eletrônico, adquirindo novas percepções desse meio e amadurecendo a sua “entidade gamer”.

Pois bem, comecemos:

MEGA MAN 2 – DR. WILLY STAGE 01

Possivelmente o primeiro game que me fez realmente prestar atenção na composição musical de uma fase, e portanto foi com ele que minha paixão por Game Music despertou, a música “Dr Willy Stage 01” de Mega Man 2 é uma escolha tão óbvia que chega a ser clichê.

Ela está em qualquer listagem de melhores músicas do período 8 bits, bem como em maioria das listagem de melhores games musics de todos os tempos.

Lembro-me que quando pude possuir Mega Man 2, não o achei tão impossível o quanto todos os meus amiguinhos que também possuíam o achavam. Foi a primeira vez que tive de provar que realmente sabia jogar bem um jogo de vídeo game na minha vida. Virei uma lenda entre nós. Isso durou até que Street Fighter 2 surgiu em nossas vidas e a partir daí o que importava era ser o melhor lutador de rua do grupo.

STREETS OF RAGE 2 – S.O.R SUPER REMIX

Em uma listagem de Game Music feita por mim, ou mesmo em que eu trabalhe em conjunto, jamais faltará dois nomes. Um deles é Yuzo Koshiro.

Koshiro foi um dos grandes nomes do Game Music dos anos 90 e tem em Streets of Rage 2 indiscutivelmente seu maior e mais importante trabalho. Ele soube usar as limitações do chip de som do Mega Drive a seu favor e criou umas das OSTs mais relevantes da história do mundo do entretenimento eletrônico.

“S.O.R Super Remix” é um remix da música tema do primeiro Streets of Rage para o segundo jogo da franquia. Esse remix expande e dá maior qualidade musical para uma música que já era muito boa.

“S.O.R Super Remix” é minha composição favorita da OST que considero uma das Top 5 do mundo até hoje. Sim, eu gosto deste tanto das músicas de Streets of Rage 2.

Streets of Rage 2, assim como vários jogos do gênero, são jogados por mim junto com minha avó, sempre que possível. Esse é o estilo de jogo que ela mais curte e SOR é a série que ela mais gosta, junto a Final Fight e TMNT. E sim, minha avó joga regularmente e foi a responsável direta pelo primeiro vídeo game que tive na vida.

PARASITE EVE – PRIMAL EYES

Em uma listagem de Game Music feita por mim, ou mesmo em que eu trabalhe em conjunto, jamais faltará dois nomes. Um deles é Yoko Shimomura.

Em um momento muito rico em RPGs, Parasite Eve chegou com uma proposta um pouco diferenciada, trazendo o gênero de seus mundos fantasiosos para o nosso e incorporando um senso cinematográfico muito mais aflorado em seu pacote audiovisual.

Assim que se liga o Playstation, a apresentação de Parasite Eve, embalada pela deliciosa “Primal Eyes”, deixa tudo o falado acima muito claro.

Lembro-me de o como eu estava louco por Parasite Eve, acompanhando obsessivamente as informações do mesmo nas revistas mensais de videogames. Em um belo sábado, meu pai me acorda para tomarmos café da manhã e eis que o jogo lá estava. Fui obrigado a comer o café, porquê minha fome mesmo já tinha ido embora.

PHANTASY STAR ONLINE – FOR ETERNAL STORY

Quem me conhece a mais tempo já sabe que meu console favorito de todos os tempos é o Dreamcast. Esse console me trouxe muitas das experiências gamer que considero ou as mais importantes, ou as mais impactantes.

Foi nele a primeira vez em que eu verdadeiramente me perdi um um jogo online, mesmo que com pagamento mensal e com a infame internet discada brasileira. Não para menos, afinal Phantasy Star Online foi realmente o primeiro game massivo online de consoles da história.

Jogava-o obsessivamente ao longo da semana, para upar meu personagem, afim de estar preparado para a aventuras que teria online nos finais de semana.

A música tema do jogo, “For Eternal Story”, pode não ser a melhor da geração, tão pouco a dos games que compõem a biblioteca do Dreamcast, mas é de uma importância ímpar para mim. Não há uma vez que eu a ouça e meus olhos não se encham de lacrimas.

A comunidade desse jogo é tão incrível que ainda hoje existem servidores, suportados por usuários, que permitem a jogatina online, seja via Dreamcast ou via PC. Aliás, jogar atualmente é ainda melhor do que na época, pois agora tudo é feito em internet banda larga. Só não volto a jogar porquê senão minha vida seria novamente consumida por PSO e infelizmente hoje tenho muitas responsabilidades que não me permitiriam ficar por conta do jogo. Maldita fase adulta humana!

METAL GEAR SOLID 4: GUNS OF PATRIOTS – OLD SNAKE

Metal Gear é minha franquia favorita do mundo dos games, simples assim. Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots veio para fechar a história da franquia com chave de ouro. Todas as questões ligadas diretamente a Solid Snake são resolvidas em um dos jogos mais épicas que já tive o prazer de jogar na minha miserável vida.

Guns of Patriots é um jogo bem melancólico, dado o possível destino de Solid Snake. A música tema do personagem para esse jogo, “Old Snake”, traz todo esse sentimento à tona em uma das composições mais belas de sua geração.

Sempre que um console de “próxima geração” é lançado, eu espero um tempo para adquiri-lo. Isso me permite analisar melhor sua line-up de jogos e dá tempo de resolverem os problemas de hardware de lançamento. Usualmente sempre me adianto e compro um jogo do console antes mesmo de possuir o dito cujo vídeo game. Com o Playstation 3 esse jogo, que aliás me impulsionou à compra do console, foi MGS4.


Bom, vou terminando essa postagem por aqui. Espero que essa iniciativa realmente ganhe status de Meme e que, com regras mais orientadas, possamos regularmente realizar esse tipo de compartilhamento de informação e união entre os criadores de conteúdo, não importando o tamanho e relevância de cada um deles.

Fica abaixo a listagem de participantes e o link das referentes postagens de cada um deles:

PORTAL 2 JOIN (Visio)
MARVOX BRASIL (Marvox)
LOCADORA RESIDENT IVO (Ivo Ornelas)
GAMER CADUCO (Cadu)
RETROPLAYER (Sabat)
NERD PROFETA (Nerd Profeta)

Gamer por paixão, cinéfilo por vocação, leitor de mangás e HQs por criação e nerd pela somatória dos fatores. Acredita que os únicos possíveis cenários de apocalipse são Zumbis e Skynet e não sai para noitadas por medo do que Segata Sanshiro pode fazer se encontrá-lo.

Marcado com: , , , ,
Publicado em Artigo
12 comentários em “Músicas Inesquecíveis dos Games: Por EduFarnezi
  1. Visio disse:

    Orran! Bela lista! Megaman 2 e SoR 2 realmente são clássicos que eu concordo em gênero número e grau!
    Metal Gear tem muitas músicas marcantes… a cada lista que eu leio eu me arrependo mais das músicas que eu escolhi hahahaha

    Curtido por 1 pessoa

    • Para “macacos velhos” do mundo gamer, apaixonados por música, escolher somente cinco em uma listagem causa esses sentimentos de culpa mesmo.
      Kkkkkkk!
      Eu fiquei puto comigo mesmo por não ter incluído, por exemplo, Aquatic Ambiance (DK), mas como não queria colocar duas músicas da geração 16 bits, ficou de fora.
      Temos de fazer esses compartilhamentos musicais mais vezes, assim o sentimento de culpa vai diminuindo gradativamente.

      Curtir

  2. […] 2 Join (Visio) Locadora Resident Ivo (Ivo Ornelas) Gamer Caduco (Cadu) Retroplayers (Sabat) Gamerniaco […]

    Curtir

  3. ivoornelas disse:

    Fala Eduardo! Ótima lista e vou ter que concordar com o Visio sobre Megaman 2 e SoR 2 que são fantásticas! E digo que doeu meu coração por não colocar ela na lista, mas ainda bem que você colocou! E eu TB FIQUEI PUTO por não colocar Aquatic Ambience na lista =…..( mas é que já tinha coloca uma do DK2.

    Agora as outras não conhecia e já estou ouvindo. O Legal é que estou conhecendo música de jogos q não conhecia e estou adorando essas listas do pessoal. Geralmente fico fechado ao meu “mundo” de jogos prediletos e esqueço de ouvir coisas novas e essas listas tão mostrando essas coisas novas =)

    Valeu por participar e comentar também lá na locadora!
    Já salvei aqui no FAVORITOS seu blog ^^ Grande Abraço. Ivo

    Curtido por 1 pessoa

    • É fácil nos fecharmos no “nosso mundo” em tudo que é questão mesmo.
      Custei a matar isso em mim, mas ainda assim as vezes rola.
      Esses compartilhamentos de conteúdo ajudam muito nesse processo de ampliar os conhecimentos. Fora que é muito legal para conhecer pessoas e parcerias novas.

      Vou criar uma ala específica aqui de PARCEIROS e gostaria de incluí-lo.
      Valeu por passar por aqui e volte sempre!

      Curtir

  4. […] 2 Join (Visio) Locadora Resident Ivo (Ivo Ornelas) MarvoxBrasil (Marvox) Retroplayers (Sabat) Gamerníaco (Eduardo […]

    Curtir

  5. Nerd Profeta disse:

    Bela lista! Phantasy Star é incrível, eu lembro que joguei e zerei o 4 e é um dos melhores rpgs que já joguei! Saudades também de Parasite Eve!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Gamer Caduco disse:

    Rapaz, que escolhas!
    Dr. Wily Stage 01 é um dos maiores clássicos dos games com toda certeza, e uma das melhores também. Gostei da sua história com Mega Man 2! haha
    Parasite Eve (Primal Eyes!!!!!), PS Online (embora prefira Offline, sou xarope nesse ponto… haha) e Metal Gear (série que eu respeito, mesmo não gostando) são clássicos pacas também!
    Mas o que me atingiu direto no ponto fraco foi S.O.R. Super Remix… caraca… Streets of Rage 2, a melhor trilha sonora de todos os tempos! Só não entrou nada do jogo no meu post do Meme pq eu quis trazer algumas lembranças minhas baseadas nas músicas, mas se eu montar um Top 10 das minhas músicas favoritas, devem entrar pelo menos duas deste jogo! E fica aqui os cumprimentos à sua vó, fã de SOR. A gente sabe quando alguém tem bom gosto! \o/
    Muito bom!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Concordamos musicalmente de novo.
    Primeiro foi sobre o Ken, agora sobre Streets of Rage 2.
    Eu acho essa trilha sonora deslumbrante, um trabalho único e de qualidade abismal, em especial considerando o quão fraco o chip de som do Mega Drive o é.

    Vou mandar meus cumprimentos à minha avó.
    Aliás, um dia tenho de escrever sobre o como ganhei o meu primeiro videogame.
    Minha avó foi responsável direta por isso.

    Curtir

Deixe um comentário

Arquivos
Categorias
